Notícias
IP&D > Programa de Doutorado > Doutorado em Física e Astronomia

Stricto Sensu da Univap - Doutorado em Física e Astronomia


A pesquisa em Física Espacial na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) iniciou-se oficialmente em 1997 com a criação do grupo de Física Atmosférica. Inicialmente o grupo obteve um significativo financiamento da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo / FAPESP (02 projetos jovem pesquisador), que permitiu consolidar o grupo. Devido à forte atuação do grupo e capacidade de produzir ciência de alto nível a UNIVAP também realizou grande investimento no grupo.

Entre os anos de 2000 e 2003 foram incorporados outros docentes / pesquisadores ao grupo, visando à criação do Mestrado. No entanto, foi somente em 2004 que o curso de Mestrado em Física e Astronomia iniciou suas atividades, com áreas de concentração em Física Espacial e Matéria Condensada. Posteriormente (2006), o grupo de física da UNIVAP incorporou outros pesquisadores e atualmente possui 15 professores doutor. Neste mesmo ano o nosso programa de mestrado atingiu conceito quatro (4) na avaliação do triênio 2004-2006 e o doutorado em Física e Astronomia foi recomendado pela CAPES, com as áreas de concentração em Astrofísica e Física Espacial.

O objetivo do Curso de Mestrado e Doutorado em Física & Astronomia é formar recursos humanos altamente qualificados na área de Física Espacial e Astronomia. O público alvo é constituído por graduados e mestres nas áreas de Física, Astronomia, Matemática, Química, Computação, Engenharias e áreas correlatas. Os alunos do programa participarão de projetos envolvendo desenvolvimento de novos equipamentos (fotômetros, interferômetros e espectrômetros), modelagem matemática de fenômenos físicos, redução e análise de dados obtidos através de experimentos conduzidos pelos professores do programa ou dados obtidos através de observações de instrumentos disponíveis à comunidade de Física Espacial e Astronômica brasileira, trabalhando com os docentes-pesquisadores do programa e em cooperação com grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais. É importante salientar que os grupos de pesquisa do programa possuem financiamento das agências de fomento a pesquisa (FAPESP e CNPq) que irão garantir a qualidade e infra-estrutura para a condução das pesquisas dos estudantes.



Voltar

Av. Shishima Hifumi, 2911 - Urbanova
São José dos Campos - SP
Fone:(12) 3947-1000